quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

10 livros para ganhar dinheiro em 2016

Porquinho e livros

Marília Almeida, de EXAME.com

"Economia na Palma da Mão"

Autores: Carlos Eduardo S. Gonçalves e Bruno Cara Giovannetti
Editora: Benvirá
Escrito por dois professores da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o objetivo do livro é explicar  com bom humor conceitos econômicos que têm impacto direto na vida de consumidores. Entre os termos "traduzidos do economês" pelos autores estão: bolha financeira, inflação, fundos de investimento, câmbio, PIB e prêmio de risco. 

"Scarcity: The New Science of Having Less and How It Defines Our Lives"

Autores: Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir
Editora: Picador
Um economista de Harvard e um psicólogo de Princeton, duas faculdades renomadas dos Estados Unidos, analisam como a escassez de recursos, inclusive de dinheiro, leva o cérebro a buscar alívio imediato em vez de planejar e buscar soluções para resolver problemas no longo prazo, e dão dicas para quebrar esse ciclo vicioso.

"Pescando Tolos - A Economia da Manipulação e Fraude"

Autores: George Akerlof e Robert Shiller
Editora: Alta Books
Os ganhadores do Nobel George Akerlof e Robert Shiller abordam no livro as armadilhas do mercado financeiro, que explora fraquezas psicológicas e ignorância dos consumidores.
Entre os temas abordados estão a forma como utilizamos o cartão de crédito sem limites e as táticas sedutoras das campanhas de publicidade, que nos levam a pagar caro por crédito e pela aquisição de alguns bens. O livro também inclui histórias de personagens que souberam lidar com essas manipulações ao buscar mais conhecimento.

"Other People’s Money: The Real Business of Finance"

Autor: John Kay
Editora: PublicAffairs
O economista britânico explica como o sistema financeiro moderno é incapaz de proteger os clientes de instituições financeiras contra fraudes e falências, tomando como gancho a crise de 2008. Para o autor, existe uma série de falhas na regulação dos mercados que contribui para esse cenário e somente o conhecimento da população e uma pressão por mudanças podem mudar esse panorama. O título foi considerado o livro do ano pelos veículos Financial Times, The Economist e pela Bloomberg. 

"Sobrou dinheiro"

Autor: Luís Carlos Ewald
Editora: Bertrand Brasil
O best seller escrito por Luís Carlos Ewald, consultor financeiro que ficou conhecido como Sr.Dinheiro depois de participar de um quadro no qual respondia dúvidas financeiras no programa Fantástico, da TV Globo, ganhou uma nova edição ampliada no ano passado, que mostra como uma família deve gerenciar as despesas para não ficar no vermelho. Para isso, o autor explica termos como inflação, impostos e reajustes de preços.

"Coined: The Rich Life of Money and How Its History Has Shaped Us"

Autor: Kabir Sehgal
Editora: Grand Central Publishing
Escrito pelo vice-presidente de mercados emergentes do banco de investimentos J.P. Morgan, o livro investiga a origem do dinheiro para analisar a sua relação psicológica com a humanidade e reflete sobre a necessidade de dar um novo sentido a ele. O título foi elogiado pelo ex-presidente americano Bill Clinton e pelo empresário britânico Richard Branson. 

"Dinheiro: Os segredos de quem tem: Como conquistar e manter sua independência financeira"

Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Sextante
No livro, Gustavo Cerbsasi, consultor financeiro e autor de best sellers como "Casais inteligentes enriquecem juntos", mostra como a riqueza está na maior parte das vezes associada ao trabalho duro, à disciplina e a uma vida frugal, e não a gordas heranças ou muito estudo. O autor também mostra que o caminho para ficar rico depende mais de decisões cotidianas do que de bens que possam vir a ser acumulados ao longo do tempo.

"The Opposite of Spoiled: Raising Kids Who Are Grounded, Generous, and Smart About Money"

Autor: Ron Lieber
Editora: Harper
Ao escrever uma matéria sobre jovens que buscavam financiamento estudantil nos Estados Unidos, Ron Lieber, colunista de finanças pessoais do jornal New York Times, ficou impressionado com a falta de conhecimento dos adolescentes americanos sobre conceitos relacionados às finanças pessoais e decidiu escrever um livro para se aprofundar no tema. Para o autor, os pais têm um papel fundamental na reversão desse problema e devem educar os filhos financeiramente enquanto eles ainda são jovens. No livro, Lieber fala não só sobre a importância da educação financeira, como ensina os jovens a gerenciar melhor suas finanças ao longo da vida.

"De Quem É o Dinheiro? - Ganância, Medo, Azar e Sorte - Vitórias e Tropeços na Bolsa"

Autores: Adley Piovesan e Homero Chemale
Editora: Textonovo
Escrito por consultores de investimentos que trabalham em bancos e corretoras, o livro reúne 51 histórias curtas sobre personagens que atuam em bolsas de valores e suas tentativas de atrair e ludibriar investidores. Todas as histórias trazem uma mensagem, direta ou indireta, sobre os sentimentos e riscos presentes no "alucinante" mercado acionário, que servem de alerta ao leitor.

"The Debt Escape Plan: How to Free Yourself From Credit Card Balances, Boost Your Credit Score, and Live Debt-Free"

Autor: Beverly Harzog
Editora: Career Press
A autora, advogada especializada em defesa do consumidor, conta como quitou uma dívida de 20 mil dólares , contraída em diversos cartões de crédito, em um prazo de dois anos. Com planejamento e disciplina, Beverly relata como foi possível voltar a ter um bom score de crédito (nota atribuída pelos bancos para avaliar seu risco de inadimplência) e evitar cair novamente em um ciclo interminável de dívidas. Para isso, ela diz que, em vez de quebrar seus cartões de crédito, buscou entender o próprio comportamento em relação ao dinheiro para eliminar hábitos nocivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ficasimplesjoinville@gmail.com