terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Economia: Dicas simples para fazer seu dinheiro render, sem tirar o seu Sossego!


A maioria dos brasileiros possui uma rotina muito cansativa e desgastante para conseguir um salário razoável no final do mês, salário este que quase não sobra, quando sobra. Fora isso, estamos mais estressados por não conseguir fazer com que a renda da família se adeque às necessidades da vida moderna.
Mas é possível ver luz no fim do túnel! Muitas vezes, somos levados a consumir por impulso, o que acaba causando danos em nosso orçamento. Não temos o hábito de registrar todos os gastos que temos ao longo dos dias. E se pararmos para analisar, veríamos que gastamos muito, por impulso e sem necessidade.
Porém, existem algumas dicas simples de seguir, que podem ajudar e muito a esticar o orçamento:
1. Seja cuidadoso com suas coisas. Parece meio óbvio, mas um fator importante é que o fácil acesso a equipamentos e outros bens de consumo, acabam banalizando o uso e a manutenção. Ou seja, mais um pretexto para seu dinheiro ir embora, com a compra de novos equipamentos.
2. Temos o hábito de comprar presentes dias antes do evento, mesmo já conhecendo as datas onde é comum presentearmos pessoas queridas, como por exemplo, natal, aniversários, dia das mães, entre outras datas. Pode parecer bobeira, mas comprar um presente com antecedência pode trazer até 80% de economia no valor.
3. Quando for comprar roupas, dê preferência às peças básicas, que combinam com tudo.
4. A menos que você more sozinho e tenha um consumo muito reduzido, evite comprar alimentos congelados prontos, por exemplo, lasanhas congeladas e outros produtos do tipo. Além de serem mais caros, não são muito saudáveis. É muito mais econômico você preparar o seu próprio alimento. Sempre que possível, evite alimentos prontos e congelados.
5. No mercado atacado, normalmente conseguimos produtos com melhor preço. Aproveite os preços destes mercados para comprar produtos que você consome em quantidade, como por exemplo: papel higiênico, escovas de dente, absorventes higiênicos, escovas de cabelo, e outros produtos não perecíveis.
6. Se você faz parte da massa que trabalha fora de casa todos os dias, com certeza outro fator que consome seu salário são as refeições feitas em restaurantes, pelo menos cinco vezes na semana. Já fez os cálculos de qual o seu gasto com estas refeições no dia a dia? Se seus gastos chegam a R$10,00 por dia, levando a tradicional marmita, você poderá economizar até R$200,00 por mês, sem contar que a refeição será muito mais saudável.
7. O piquenique, opção super agradável, relaxante, que estimula o convívio social e o contato com a natureza, é super válido quando o assunto é economia! Que tal ao invés de ir à algum restaurante ou lanchonete, mudar a rota, reunir amigos e fazer um piquenique no parque ao entardecer? Com certeza seu bolso vai agradecer!
8. Todo esforço realizado em prol de sua saúde financeira, pode ser recompensado. Até mesmo para que você se sinta motivado a seguir adiante! Trace metas de economia no início de cada mês. Sempre que conseguir economizar, atingindo sua meta, compre algo do seu interesse no fim do mês, como forma de recompensa. Assim você mesmo vai se incentivar para economizar no mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ficasimplesjoinville@gmail.com