segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

3 Dicas para economizar nas festas de final de ano

Dezembro finalmente chegou e com ele (além do tão esperado 13º salário) as festas de final de ano.
Independente da crença religiosa de cada um, o Natal tende a ser aquela data que reúne os entes queridos - alguns nem tão queridos assim - para comemorar e trocar presentes. Já o Reveillon, é o momento que você reflete sobre o ano que passou e começa a listar os seus objetivos e expectativas para o próximo.
E o que essas datas tem em comum? Nos dois casos, se você não tiver um bom planejamento financeiro para os gastos que englobam as ocasiões, as chances de você já entrar no ano no vermelho, são grandes. Além disso, você também precisa estar preparado (a) para as despesas típicas de início de ano como IPTU, IPVA e matrícula da escola do filho, por exemplo.
Por isso, selecionamos alguns dicas para você economizar nessas datas, tanto na festa como com os presentes. Vem ver!
1-  Defina quem você REALMENTE quer presentear
presentes
Primeiro de tudo: Você não precisa presentar TODAS as pessoas que você gosta, né? Selecione as mais especiais e para essas compre um presente. Para as demais, porque não uma “lembrancinha” simbólica que demonstre o seu carinho?
Bom, depois que escolher as pessoas certas, estabeleça um teto para o valor de cada presente que você pretende dar. Isso vai te ajudar a não gastar além do que você havia planejado.
2-  Ceia e almoço de Natal
mesa
Se você for fazer o jantar e o almoço de Natal na sua casa, o ideal é que tenha um planejamento ainda maior de tempo e dinheiro.
Você não precisa passar o dia cozinhando e escolhendo as melhores opções para agradar todos os parentes. Hoje em dia é muito comum que cada membro da família se encarregue de levar um prato.
Vocês podem pré definir como serão os cardápios, escolhendo opções gostosas e típicas da data. E fica a critério das pessoas escolherem se irão colocar a mão na massa e preparar por conta própria, ou se vão encomendar de algum buffet ou restaurante.
Ah! E não se esqueça de colocar na lista as sobremesas e as bebidas.
3- Virada do ano
ano_novo
Engana-se quem pensa que para passar uma virada de ano em grande estilo é preciso desembolsar rios de dinheiro.
Uma sugestão bacana e acessível, é comemorar a entrada de ano na praia, com o pé na areia. Geralmente, tem queima de fogos e você tem a oportunidade de pular as 7 ondinhas. Segundo a crença popular, dá sorte! ;)
A comemoração não tem custo (a não ser com as bebidas/comidas) e é super divertida. Mas, vale lembrar que você deve alugar um hostel ou um hotel para dormir pelo menos no dia da virada. Tenha sempre em mente: Bebida e carro não combinam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ficasimplesjoinville@gmail.com